
Foto: Reprodução / Instagram
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se envolveu em uma controvérsia política após uma declaração feita durante o lançamento do programa "Acredita no Primeiro Passo", em Montes Claros, Minas Gerais, na última segunda-feira (27).
Ao lado do prefeito de Salinas, Kinca Dias (PDT), o ministro fez uma fala que foi alvo de críticas. O prefeito disse: "queremos cada vez mais, como foi dito pelo nosso ministro, que nós possamos, no futuro, trocar a Carteira de Trabalho..."
O ministro Wellington Dias, então, emendou: "Pelo cartão do Bolsa Família, porque saiu da pobreza." O prefeito concluiu: "Esse é o nosso objetivo."
Ministro Alega "Inversão da Ordem"
Procurado pela CNN, o ministro Wellington Dias afirmou que o vídeo representa uma "inversão da ordem" de um "mantra" que ele repete frequentemente desde que assumiu a pasta.
A equipe de Dias defendeu que a frase real e conhecida do ministro para a inclusão socioeconômica é:
"Trocar o cartão do Bolsa Família pela Carteira de Trabalho."
Segundo o ministro, o real objetivo da pasta é que as pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família possam conquistar emprego e negócio próprio para, assim, deixar de depender do programa de assistência. O programa Bolsa Família mantém o apoio a quem conquista emprego formal, buscando justamente incentivar a transição para a autonomia financeira.
O prefeito Kinca Dias também se pronunciou, alegando que houve "dupla interpretação" e "má compreensão" de sua fala: "O presidente quer que a população cada vez mais consiga emprego e não dependa mais do cartão Bolsa Família," explicou o prefeito.

